Cadê os insumos? Diabéticos em risco!

Um amigo meu mandou um link de uma matéria da Rádio Bandnews sobre a falta de insulina nos postos de saúde. Disse para ele: "Se souber de alguém que está precisando, fala para tentar na Farmácia Popular que também tem e é mais difícil faltar". Isso porque eu achava que era um problema da Prefeitura e tal foi a minha surpresa quando ele disse que nem na Farmácia Popular tinha.

Comecei a pesquisar e vi que é geral. Amigos comentam no Facebook, mandam e-mail e é no Brasil todo. A constatação da mídia que vem acompanhando, e aqui dou crédito para a Rádio Bandnews aqui de São Paulo que tem feito matérias diárias, é que está faltando todo o tipo de insumo para os diabéticos em todos os lugares. E não só para os diabéticos!

Preocupante? Desesperador!!! Vou fazer um continha para vocês verem quanto se gasta mais ou menos para tratar a diabetes por mês. Em parentêses, o valor toral por item. Eu uso em média cinco ampolas de NPH (R$ 140), uma de Humalog (R$ 40), quatro caixinhas de tiras reagentes Accu-Chek Active de 50 unidades cada (R$ 320),  lancetas Softclicx (R$ 90) e seringas para aplicação de insulina (R$ 180). Valor total por mês: R$ 770.

Quando eu soube da diabetes, uma das coisas que mais me preocupou foi como me manter saudável se eu teria que gastar tanto dinheiro. Os primeiros meses foram de sufoco, maior aperto de grana, até que eu soube que eu tinha o DIREITO de receber as coisas pelo Governo. Fui atrás dos documentos necessários, fiz a minha parte e até hoje, mais de dois anos, não tinha tido nenhum problema. Sempre tinha tudo no posto de saúde em que eu ia. Tudo entre aspas, porque a Humalog o Governo não dá, só com processo judicial e as seringas que eles dão é ruim, e vez ou outra tem que acabar comprando uma melhor ou agulhas de caneta.

Mas esse mês, nada! Consegui umas doações, ainda tenho umas coisas, mas não dá nem para um mês! As secretarias estaduais e municipais de Saúde dizem que o Governo Federal não repassou a quantidade suficiente. Mas e aí? Não importa quem tinha que comprar, não pode deixar faltar!

Os diabéticos precisam de tudo isso para VIVER!!! Não é tratamento que dê para ficar sem. Sem insulina, sem acompanhamento, os riscos são grandes. E não é só a longo prazo. Diabético tipo 1 pode ter uma acidose com muito mais facilidade e entrar em coma.

Já não basta não darem o tratamento adequado, agora não dão nem o tratamento que tem disponível?

Uma coisa é ter que aceitar que você tem que fazer isso e aquilo todos os dias para o resto da sua vida, perceber que falta apoio de quem tem que dar é demais!!! A única palavra que resume o que os governos estadual, federal e municipal estão fazendo com os diabéticos é DESCASO!

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário