Por que acreditamos que o Novembro Azul é da Diabetes...

Olá, pessoal

Ontem publiquei na minha página pessoal do Face um desabafo. Era minha irritação pelo fato de a imprensa estar comprando o tal Novembro Azul de Atenção ao Câncer de Próstata sem nem ao menos fazer uma apuração decente... Recebi um comentário dizendo que o Mês de Atenção a Saúde do Homem era baseado no Movember que existe há anos...

Bom, há anos, até eu existo... E você! Só que eu tenho 30 anos e você pode ter 10 ou 80, não é verdade?

Então resolvi ajudar meus colegas com uma apuraçãozinha pra que eles entendam porque os diabéticos estão tão irritados. E quem sabe colocar uma pulguinha atrás da orelha deles...

Em 1991 foi criado o Dia Mundial da Diabetes. A data foi criada Federação Internacional de Diabetes e pela Organização Mundial de Saúde tendo como base a data de nascimento de Dr. Banting, descobridor da insulina. A data conta com o apoio da ONU desde 2006 e em 2007 começou a usar o círculo azul, que significa união das nações em uma só bandeira.

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, por outro lado, aparentemente não existe! Pelo menos não encontrei a informação em lugar nenhum, apesar de o Instituto Lado a Lado afirmar nesta nota aqui.

Na Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, há uma lista com todas as datas oficiais relacionadas a saúde no Brasil. Sequer há data para o câncer de próstata, enquanto para o Dia Mundial de Diabetes há até uma portaria que especifica o dia 14 de novembro.

Há ainda outras divergências relacionadas ao tal Novembro Azul do Câncer de Próstata. Na nota do Instituto Lado a Lado, publicada no dia 28 de outubro, eles dizem que abraçaram a causa em 2008. Mas aqui, na parte do site deles onde eles explicam a campanha, eles afirmam que promovem a campanha desde 2010.

Eles dizem ainda que basearam a ideia do Novembro Azul no movimento Movember, criado na Austrália. O movimento é real. No site do Movember, dá pra descobrir facilmente que o movimento começou em 2003:

Desde seu início humilde em 2003, em Melbourne, na Austrália, Movember cresceu e se tornou num movimento verdadeiramente global inspirando mais de 1,9 milhões de Mo Bros e Mo Sistas para participar em 21 países em todo o mundo.

 Mas o símbolo deles é um bigode e a cor é preto!



Então, onde a equipe deles tirou a ideia do azul e ainda por cima do dedinho. E aí eu lhes apresento essa semelhança:

Do lado esquerdo, os símbolos criados para o câncer de próstata. Do lado direito, os símbolos criados para o Diabetes. 

Depois das investidas dos blogueiros de Diabetes no Face e no Twitter, a Lado a Lado mudou sua identidade visual tirando o bigodinho (que seria o símbolo do Movember) e inserindo o lacinho azul em uma alusão ao Outubro Rosa.


Além disso, a IDF tem o desafio do monumento azul desde 2007 (antes mesmo da tal criação do Novembro Azul do Câncer de Próstata), iluminando mais de mil monumentos em todo o mundo. Coisa que agora aqui no Brasil é caracterizado como sendo do câncer de próstata. 

Querem mais um dado pra bagunçar ainda mais o coreto? O Brasil tem ainda um Agosto Azul... Sabe do quê? De alerta ao Câncer de Próstata!!! Tem matéria até no site da Globo! Chega foi instituído por lei...

Então eu pergunto: quando e por que o Movember virou o Novembro Azul de Atenção ao Câncer de Próstata?  Com que direito roubaram nossa cor e por um tempo até nosso símbolo? E principalmente por que a mídia comprou essa ideia sem nem pensar duas vezes? 

Não sou contra a campanha do câncer de próstata, o que me irrita foi terem roubado a nossa identidade. Estarem usando a nossa cor e até o nosso símbolo e todos simplesmente abraçarem a causa sem nem levar em consideração os milhões que lutam pela Diabetes. 

Só queremos nossa identidade de volta. Não queremos que esqueçam a importância da Diabetes que mata 54 mil por ano contra os 12 mil que morrem por causa do câncer de próstata. Queremos que falem da Diabetes, que lembrem dela e não que uma doença tão importante seja esquecida graças a uma instituição que manda muito bem em publicidade e release. 

Bom, é isso! Seria bom ver essas perguntas respondidas... Quem sabe pela mídia.

Bjinhus

Luana Alves

Tenho mania de escrever e de ver sempre o lado bom das coisas. Com diabetes desde 2010, acredito que uma vida controlada e divertida é possível sim. Jornalista, creio que posso ajudar os outros a acreditar também. Que saber mais sobre mim? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário